Sobre a
AACSP
A Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP) nasceu para fomentar o teatro, a dança, a música e outras formas de manifestações culturais em Guabiruba.
Tudo começou em abril de 1980, quando a Igreja Católica organizou missões de evangelização orientadas por padres capuchinhos do Rio Grande do Sul na pequena cidade. Este trabalho incentivou a comunidade a participar mais das missas e eventos litúrgicos. Crianças, jovens, adultos e idosos começaram a montar grupos para ações dentro da igreja.
Em 1981, foi apresentada a primeira edição do espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre. A peça foi encenada por grupos de jovens de todo o município. Com alguns intervalos, este grupo seguiu as atividades culturais que já ultrapassavam o vínculo com a igreja.
Então, em 27 de janeiro de 1991 foi fundada oficialmente a entidade para regulamentar os trabalhos e facilitar a solicitação de auxílio junto às empresas e instituições governamentais denominada como Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP). O primeiro presidente da entidade foi o senhor Francisco Odisi.
Atualmente (Gestão 2022/2025) a Diretoria da AASCP está composta por:
Presidente - Sérgio Luiz Valle
Vice-presidente - Ederson Schlindwein
1º Tesoureiro - Luan Carlo De Pinho
2º Tesoureiro - Marcelo do Nascimento
1ª Secretária - Bruna Eli Ebele
2ª Secretária - Natália Eli Ebele
Conselho Fiscal - Vendelino Erthal, Celina Pontaldi Vanderlinde, Marcelo Luiz Gums, Arisson Sérgio Kohler, Jonathan Luiz Wippel, Cristian Vanderlinde, Angelina Kohler, Rita Rezera Erthal, Carlos Woitexen Filho, Solange do Nascimento, Gilmar Celva, Márcio Francisco, Amilton Stedile e Tiago Dalbosco.
Entre as atividades desenvolvidas pela Associação destacam-se o teatro, com o espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre, danças folclóricas desenvolvidas por dois grupos, o Alle Tanzen Zusammen e o Tutti Buona Gente e também o Maibaum.