top of page
lei_de_incentivo_a_cultura_original.png

Paixão e Morte de Um Homem Livre

Foi a partir do teatro que surgiram as primeiras mobilizações para fundar em Guabiruba o que hoje é a Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP).

IMG_1830.jpg

Realização

logo_prism2-01.jpg
assinaturaconjunta_rgb_horpreferencial.png
MTUAssinatura.png

História

As encenações começaram com o texto da Paixão e Morte de Jesus Cristo, apresentadas por grupos de jovens vinculados à Igreja Católica. Apesar de ser formados apenas por artistas amadores e voluntários, a vontade e a dedicação ao fazer teatral resultaram no grandioso espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre, que mobiliza mais de 400 pessoas da comunidade, entre atores e envolvidos na produção, e reúne uma plateia de milhares de pessoas. A encenação ocorre em diversos palcos com mais 400 metros quadrados, montados a céu aberto no pátio da Igreja São Cristóvão, no bairro Aymoré. A peça é apresentada sempre na Semana Santa dos anos ímpares. Paixão e Morte de Um Homem Livre é considerada uma das maiores e mais belas peças teatrais do Sul do país, que narra momentos especiais da vida de Jesus Cristo e seus últimos minutos aqui na terra através de sua paixão, morte e ressurreição.

Cada edição do espetáculo conta com um narrador diferente, que traz à história suas perspectivas, emoções, e reconta a trajetória da paixão e morte de Jesus Cristo com franqueza. Dentre as versões do enredo, já foram apresentadas as narrativas de Maria Madalena (2015), Maria, mãe de Jesus (2017) e até mesmo o próprio Jesus Cristo (2019).

 

A 24ª edição do espetáculo, traz uma reflexão sobre a importância da mulher na história da salvação. Mulheres que participaram dos principais eventos narrados pelos evangelistas, sem receber o devido destaque que mereciam.

 

Há alguns anos, o diretor e dramaturgo da edição, Marcelo Carminati, já considerava a valorização da mulher como uma ideia a ser explorada. Este ano, foi possível explorar esse tema, unindo-o ao valor da amizade. A narrativa do espetáculo se desenrola na casa de Lázaro, Marta e Maria, amigos íntimos de Jesus. Com o objetivo de encantar o público presente, cenas fortes e marcantes garantirão a imersão na história da última semana de vida do Mestre Nazareno. Ele veio para estar entre nós e se mostrar como a luz do mundo.

Além do consagrado Paixão e Morte de Um Homem Livre, em 2003 a AACSP montou o espetáculo natalino O Auto Rei. A peça foi encenada em três cidades e envolveu mais de 30 pessoas na produção.

Patrocinadores da 24ª edição

logo_footer.png
image.png
post inscrição.png
ref_g_guabifios_Selo_de_20_ anos-03_edit
d000ce04-a474-43f1-b7ca-31cef1971fca.png
image (1).png
Design sem nome (5).png

Apoiadores da 24ª edição

Design sem nome (6).png

Apoio

bottom of page