Escrito por Marcelo Carminatti, texto foi aprovado pela diretoria e destaca a presença das mulheres nas Sagradas Escrituras
A Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP) reuniu sua diretoria e as coordenações do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre” na noite desta
segunda-feira, 19 de junho, na sede da entidade, em Guabiruba. O objetivo era apresentar o roteiro da próxima edição do teatro (2024), já previamente aprovado pela diretoria da entidade e elogiado pelo pároco, padre Marilton Nuss. Escrito por Marcelo Carminatti, que também assumirá a direção do projeto, o foco será a presença e a participação das mulheres nos textos da Sagrada Escritura.
“O objetivo do espetáculo é evangelizar através das artes cênicas. E, a partir desta apresentação, definiremos o cronograma dos ensaios em pequenos grupos, que devem ocorrer pelos próximos dois meses. Posteriormente, entre agosto e outubro, estão previstas as gravações das falas em estúdio”, conta o presidente da AACSP, Sérgio Valle.
Inspiração
Marcelo Carminatti explica que a inspiração para o novo roteiro veio da permanente observação do próprio espetáculo, que atrai muitas mulheres para a atuação voluntária, embora o grande contingente do elenco seja masculino: apóstolos, soldados, reis e sacerdotes. “As mulheres são pouco citadas na Bíblia. Por exemplo, na passagem da multiplicação dos pães e peixes, se faz referência a cinco mil pessoas, sem contar mulheres e crianças. Isso porque, na sociedade da época, a mulher não tinha valor. Mas, quando Jesus ressuscita, a primeira pessoa para qual ele aparece é uma mulher, justamente para ir contra aquele paradigma”, afirma Carminatti.
Toda a narração do próximo espetáculo acontecerá na casa de Lázaro, com a presença de Maria, mãe de Jesus, e de Maria Madalena, que se converte e segue Cristo após viver um milagre. O texto, inédito, dará destaque às diversas curas feitas por Jesus, antes de sua prisão, paixão e morte. “Uma das observações feitas por padre Marilton foi sua satisfação ao ler o roteiro e confirmar que tudo está baseado na Bíblia”, reforça o diretor.
Outra novidade
Pela primeira vez, a expectativa é pelo uso de telões, que garantirão às pessoas sentadas mais distantes do palco, observar a riqueza da maquiagem, do figurino e das expressões em cena. Porém, o presidente da AACSP pontua que a tecnologia está prevista no projeto, mas que o investimento dependerá da captação de recursos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Temos um orçamento projetado, mas que ainda depende de captação. No entanto, acreditamos que o telão será uma importante ferramenta neste auxílio de encantar o público”, confirma Sérgio Valle.
Comments